segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Novo currículo do ensino médio deve ser inspirado no Enem




"O estado crítico do ensino médio brasileiro, conforme comprovaram os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, divulgados na última terça-feira, fizeram o Ministério da Educação (MEC) avaliar mudanças curriculares. Elas devem acontecer inspiradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que organiza o conteúdo em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza.Em maio de 2011, o Conselho Nacional de Educação (CNE) já havia aprovado diretrizes que possibilitam a flexibilização do currículo
 atual, além de permitir aos alunos de cursos noturnos estender o tempo para término dos estudos. A proposta, portanto, não é nova, mas voltou à tona após o Ideb indicar queda na pontuação de nove estados brasileiros e estagnação de outros sete

Confrontado com os índices, o ministro Alozio Mercadante não negou: “O ensino médio continua sendo um grande desafio ao sistema educacional”. Segundo informações da Agência Brasil, na próxima semana, Mercadante já deve se reunir com secretários de educação a fim de articular os caminhos para a mudança. A próxima compra de livros didáticos para o ensino médio dará prioridade a obras organizadas nestes quatro grupos. Contudo, como o material é renovado apenas a cada três anos, a próxima remessa será apenas para 2015. 

O resultado do Ideb fez reacender a discussão também sobre o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), lançado em 2009, que amplia a carga horária e estimula as escolas a oferecer mais disciplinas, de preferência alternativas nos campos de trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Quase 2.000 escolas de 24 estados fazem parte do programa. Nos estados do Pará, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí e São Paulo -, o programa está sendo implementado a partir deste ano - a previsão é de que haja 100% de adesão até 2014 [...]."

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