terça-feira, 20 de setembro de 2011

John Dewey





Como o tema do desfile desse ano foi o pensador John Dewey, as turmas do primeiro ano, vespertino, elaboraram textos que refletiam sobre a importância da educação e sua relação prática com a vida, temática importante nos pensamentos de Dewey.





Dois textos representantes da turma 101.

A EDUCAÇÃO É PROCESSO SOCIAL, É DESENVOLVIMENTO (TURMA 101)

A educação é algo fundamental para qualquer pessoa, pois é através dela que temos uma garantia de um futuro melhor, não só o seu próprio futuro, mas o futuro do nosso país. É através da educação de cada um que vamos transformar o nosso país em um país melhor. A educação só é útil quando pode ser usada no dia a dia das pessoas.

A educação é um processo lento e gradual que ocorre através das famílias e do ambiente escolar, por meio de um processo social. A educação permite que jovens e adultos vivam em harmonia e compartilhem bens da humanidade, além de transformar o país em uma sociedade melhor. 

A educação é o ponto mais importante de um país, porque, se o que foi aprendido for colocado em prática, o país terá mais pensadores como: inventores, arquitetos, técnicos, etc. Isso fará com que esse país se torne desenvolvido, é por isso que educação de qualidade para todos é tão importante.

A educação é a fonte de conhecimento e de sabedoria, sem ela o país não vai para a frente, porque é só a partir dela que surgem novos pensamentos, novas criações para que o nosso país e o mundo venha progredir. 

(Gabriel nº14, Gleydson nº18, José Ribamar nº22, Matheus nº30, Rafael nº32, Thaís nº39, Thalyta nº40)

________________________________________________________________________


A POLÍTICA E A EDUCAÇÃO (TURMA 101)

Presidentes, governadores e prefeitos só resolvem fazer algo em benefício da população quando está chegando a época das eleições e eles querem se eleger novamente. 

Os políticos querem estar sempre no governo e falam que vão ajudar a população, porém, isso é totalmente uma mentira, em vez de construir novos hospitais, novas escolas, novas delegacias, etc., eles preferem usufruir do dinheiro da população.

Os grevistas, como motoristas, policiais e até mesmo os professores precisam da greve para ter aumento nos seus salários. Os professores, o que ganham com isso? Eles ganham um espaço para educar seus alunos, são os professores que fazem parte da educação, sem eles não há os futuros advogados, médicos, engenheiros, juízes, etc. 

Notamos que muitas escolas estão com a estrutura inacabada, ou melhor em decadência, sem funcionar, e até mesmo as escolas que estão funcionando não há educadores o suficiente para formar a nossa educação.

É com a educação que vamos desenvolver um país bem sucedido e um mundo melhor, sem ela não vamos a lugar nenhum, vamos é ficar no mesmo lugar, sem se deslocar.

(Acemira nº1, Alcineide nº3, Anderso nº6, Dyeson nº11, Elis Daiane nº12, Jaciara nº21, Marta nº29)


________________________________________________________________________

Dois textos representantes da turma 103..



PREPARAÇÃO PARA A VIDA (TURMA 103)

John Dewey possuía várias ideias de educação progressiva. A ideia básica de seus pensamentos sobre a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno, pois Dewey acreditava que os ensinamentos deveriam ser manuais e instrumentais, ou seja, deveriam ser uma preparação para a vida, tornando-se mais fácil lidar com obstáculos e, consequentemente, os conflitos e desafios que a vida oferece.

Um de seus grandes méritos na educação foi ter sido um dos primeiros a chamar a atenção à capacidade de pensar dos alunos, como na frase: “a educação é um processo social”, no caso, seria a assimilação, onde os alunos interagem trocando ideias sobre fatos do dia a dia. Com isso, Dewey também promovia um desenvolvimento social, entre alunos e indivíduos da sociedade.

Considera-se então que uma das principais lições deixadas por John Dewey é que apenas vivendo nos tornaremos capazes de aprender com nossas próprias atitudes, sejam elas certas ou erradas, enfim, é vivendo e aprendendo, de uma forma ou outra, os dois caminhos levam ao mesmo lugar.
(Andreza nº3, Arthur nº5, Augusto nº8, Clauber nº9, Júnior nº20, Nágila nº30, Pedro nº31)

________________________________________________________________________

PARA SERMOS UMA PESSOA MELHOR (TURMA 103)

Não devemos simplesmente ir à escola e aprender um determinado assunto de uma matéria para passar de ano e pronto. Mas, sim, usarmos o que adquirirmos para enfrentarmos os problemas do dia a dia, mostrar que temos capacidade de fazer algo, e o principal: que possamos, um dia, ser pessoas reconhecidas pelo nosso trabalho e respeito, graças ao nosso estudo. Porque, afinal, sem estudo somos nada.

Era isso que John Dewey queria passar naquela época, e para os de hoje, quem lê seus estudos.

Há uma frase muito importante dele que diz: "Aprender? Certamente, mas primeiro viver e aprender pela vida, na vida." Quer dizer que não basta só aprender, mas, sim, usar essa aprendizagem para conquistar uma formação bem sucedida. O resto a vida acrescenta.
Devemos refletir em cada palavra que ele diz, pois ele foi um homem que soube viver a vida com sabedoria e com certeza nos ajudará a ser uma pessoa diferenciada e melhor.

(Eliziane nº15, Valéria nº 39, Jeane nº18, Karina nº23, Luara nº27, Thatiana nº36)


_______________________________________________________________________

Um comentário: